- Área: 20000 m²
- Ano: 2001
-
Fotografias:Nancy Da Campo
-
Fabricantes: SCHINDLER FENSTER + FASSADEN, VHB Memmingen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do DZ Bank consiste em um edifício de uso misto que integra uma unidade comercial nas quadras do DZ Bank em Berlim e uma unidade habitacional com 39 apartamentos. A parte comercial é orientada para a Pariser Platz e do Brandenburg Gate, enquanto que a parte residencial é voltada para a Behrenstrasse.
As duas fachadas, tanto a da Pariser Platz quanto a da Behrenstrasse são revestidas por uma pedra calcária colorida que dialogam com o Brandenburg Gate. As fachadas são escalonadas independentes umas das outras, de forma a respeitar seu entorno imediato. A fachada voltada para a Pariser Platz recebe uma série de aberturas e janelas salientes, permitindo ao edifício se integrar naturalmente ao tecido urbano da região do Brandenburg Gate.
A entrada da Pariser Platz é marcada por uma marquise de vidro que direciona as pessoas para um grande hall, o qual permite uma vista do átrio central do edifício, marcado por uma cobertura de vidro e por um piso de vidro curvado. Uma arcada revestida de madeira leva as pessoas até os os elevadores dos escritórios, localizados dos dois lados do átrio. Os escritórios são organizados em volta do átrio, orientados para dentro, de forma a tirar vantagem da luz natural que entra pela cobertura de vidro.
A sala de conferências principal é localizada no centro do átrio, em uma concha escultórica revestida de aço inox externamente e de madeira internamente. É o ponto central do projeto, tanto espiritual quanto fisicamente. Outras atividades de conferência, incluindo a cafeteria do banco, são organizadas por debaixo do chão de vidro, no nível -1. Essas atividades foram distribuídas envolta de um generoso hall marcado por uma grande abóboda de vidro, onde podem ser organizados banquetes e assembleias.
Um segundo átrio serve à unidade habitacional do projeto. Este átrio permite a entrada de luz natural nos dois lados dos apartamentos. Uma piscina marca o fundo do átrio, refletindo os raios de luz que adentram o espaço e criando diferentes sensações na qualidade da iluminação. Esta dinâmica é vista especialmente nos elevadores de vidro da ala residencial. Os apartamentos têm diferentes tipologias, variando de estúdios a duplex, e ocupam os dois últimos pavimentos do edifício.